Declare sua independência, organize você mesmo sua viagem!

Gente, eu e o Ale somos o perfil de casal que prefere viajar de forma independente, livres, leves e soltos! Nunca curtimos esse lance de viagens de pacote, grupos fechados, tudo “engessadinho”, com horário de início e fim. Nada contra, apenas não temos o perfil!

Bom, mas para conquistar toda essa independência, alguém tem que ter o trabalho de organizar tudo, detalhe por detalhe, e lá em casa sou eu quem faz o papel de “agente de viagens”. Ele até costuma me chamar de Cris TOUR!

Então aqui vai minha dica baphônica para os “independentes de primeira viagem” organizarem sua própria trip!

 

1- Escolha o lugar que você quer visitar de acordo com seu orçamento. Pesquise de maneira geral quais são os principais pontos turísticos, passeios, atrações deste lugar. Veja se as atrações combinam com você e se é isso realmente que você quer fazer em suas férias.

2- Certifique-se que esta é a melhor época para visitar o local. Veja todos os fatores, tanto climáticos quanto culturais ou pontuais. Faz ou está muito frio? Chove demais? Tem terremoto? O país está em crise?

3- Faça um orçamento contemplando todos os gastos da viagem. Se esta com o dinheiro contado, não caia na furada de fechar a viagem só porque a passagem está barata. Nova Iorque por exemplo, mesmo se a passagem estiver barata, você terá gastos altos por lá, afinal os hotéis e principais atrações são caros.

4- Faça um checklist do que você deve orçar nesta viagem. Por exemplo:

  • Passagem aérea com taxa de embarque
  • IOF Cartão
  • Transfer/Táxi: Aeroporto – Hotel – Aeroporto
  • Hotel
  • Passeios / Eventos
  • Alimentação, transporte e pequenas necessidades diárias
  • Vôos internos (caso tenha)
  • Compras
  • Seguro saúde

5- Controle seus gastos: para não ter surpresas no pós viagem, recomendo levar a planilha com as estimativas de gastos em seu computador e ir alimentando durante a viagem.

Um site bapho, lançado recentemente mostra quanto você gasta em viagens de mais de 100 destinos, podendo inclusive selecionar qual seu perfil de viajante- mochileiro, econômico ou conforto. Vale a pena conferir! https://quantocustaviajar.com/

 

E onde buscar tudo que você precisa?

 

  • Passagem aérea:

Costumo pesquisar o preço das passagens através da Decolar. O que eu acho muito bom deles é que, além de puxar a melhor disponibilidade e preço de diversas companhias aéreas, você pode parcelar sua compra. Além disso, você conta com um atendimento 24×7 em português para qualquer eventualidade.

Outro site legal de busca é o Skyscanner. Porém você não consegue comprar sua passagem por lá, ele apenas busca as melhores ofertas e direciona para o site da Companhia Aérea. O lado bom disso é que você não paga nenhuma taxa de serviço, diferente do Decolar.

 

  • Hospedagem:

Costumo reservar meus hotéis pelo Booking. Lá você encontra inúmeras opções em cada região, para todos os tipos de gostos e bolsos, visualiza as avaliações, gerencia suas reservas e favorita hotéis que gostou para consultas posteriores . Além disso, é possível reservar e pagar depois. Mas atenção: existe uma categoria de tarifas mais baratas que não são reembolsáveis, ou seja, se você reservar nesta tarifa, além de pagar antecipado, o hotel não o reembolsará  no caso de cancelamento. Infelizmente isso já aconteceu comigo!

Outra dica do Booking é que eles tem um programa de relacionamento e se você é um cliente fiel e concentra suas reservas lá, você sobe de categoria. No meu caso sou uma cliente “Genius” e minhas tarifas são mais baratas do que os demais clientes por conta disso.

Por fim, a última novidade do Booking é que a cada reserva você ganha pontos Multiplus, ou seja, suas reservas vão ajudar a acumular pontos mais rápido, possibilitando trocar por passagens ou por outro produto ou serviço do Programa de fidelidade! Mas não esqueça, para ganhar pontos em suas reservas, você deverá acessar a página da Multiplus e digitar o seu CPF.

 

Outro site bom para reservar hotéis é o Hoteis.com. Você reserva o hotel e já paga por aqui, evitando desta maneira encargos como IOF, entre outros. Além disso é possível parcelar a compra em até 10x e você ainda acumula pontos no programa de fidelidade deles. A cada 10 pontos (01 estadia= 1 ponto) você ganha uma nova estadia.

 

Uma outra opção bem bacana para hospedagens é o Airbnb. Mas aqui o conceito é diferente, pois trata-se de um market place de casas e apartamentos disponíveis para hospedagens no mundo inteiro. Você seleciona o local de destino e visualiza todas as casas disponíveis. Há opções de casas vazias para locação ou com moradores, que alugam quartos para turistas dentro de sua própria casa. Esta segunda opção é muito legal para quem quer realmente fazer uma imersão no país a ser visitado, acompanhar os costumes de perto ou até mesmo ter dicas preciosas de um nativo sobre o que fazer! No mínimo você pode ganhar um novo amigo e economizar uma boa grana!

 

  • Durante a trip:

#dicabapho: não deixe de baixar aplicativos funcionais, como mapas de metrô, da cidade, endereços de pontos turísticos, entre outros. O Trip Advisor City Guides é um exemplo de aplicativo gratuito onde você acessa guia de várias cidades com endereço de pontos turísticos, restaurantes, entre outros. É TOP, vale a pena conferir!

Outro mapa “baphíssimo” é o Citymaps2go, que funciona offline, tudo de bom! Basta você baixar a cidade que vai visitar e ele te levará, offline, para todos os pontos turísticos, restaurantes, shoppings que precisar, sensacional!!

 

Mas e os passeios? Há muitos passeios que são possíveis fechar antes da viagem, garantindo desta maneira o sucesso do seu cronograma! Por outro lado, não garante que você pagará o melhor preço, mas é um risco que às vezes precisamos correr.

Por exemplo, quando fui a Las Vegas, achei melhor comprar o passeio de helicóptero para Grand Canyon por aqui. Eu tinha um dia certo para fazer este passeio e, se não desse neste dia, todo cronograma complicaria. Rei Leão na Broadway, Alcatraz em São Francisco, jogos imperdíveis de hockey ou basquete, entre outros, são passeios/atrações muito concorridos, portanto é melhor comprar com antecedência.

 

O Viator é um site confiável que vende diversos passeios no mundo inteiro e você consegue comprar, inclusive, com hora e data marcada.

O Decolar também oferece atrações em vários lugares do mundo e você ainda consegue parcelar sua compra!

 

Por outro lado, comprando no local você economiza, tem mais opções de empresas e informações sobre o passeio. Em Cancun por exemplo, acabei comprando os passeios por lá mesmo e consegui um preço excelente! Na Turquia, comprei o passeio de balão em uma agência no centro de Istambul que oferecia a atração por diversas opções de empresas, preços e formatos, bem mais barato do que nos sites que eu tinha visto daqui do Brasil.

Bom, espero ter ajudado! Mando mais dicas em outros posts!

keep calm

COMMENTS

Leave a Comment