A incrível Turquia Parte II: Cappadocia

Oi pessoal! Como prometido, darei continuidade ao Post da Turquia, só que desta vez passando as dicas da incrível e mágica Cappadócia!

 

Dicas baphonicas: Cappadócia

 

Recomendo ficar uns 3 dias e 2 noites por lá, assim dá tempo de fazer tudo que precisa!

Para chegar na Cappadócia de Istambul, você pode ir de ônibus ou avião. Nós escolhemos a segunda opção, fomos de Turkish Airlines e compramos o bilhete pelo próprio site deles. A viagem dura mais ou menos 1h30. Se preferir o ônibus, prepare-se para encarar uma viagem de pelo menos 10 horas!

 

  • Hotéis

Meu querido e baphonico amigo Roger me indicou o Hidden Cave Hotel e fui muito feliz por seguir sua dica! É um hotel novíssimo com excelente custo benefício, quartos hiper charmosos, ótima localização, excelente café da manhã e atendimento espetacular! 

 

IMG_4240

Vista do nosso quarto!

IMG_4238

  • Passeios Must Do:

1. Passeio de balão: recomendo marcar o passeio já para o primeiro dia para ter margem de erro, caso não faça tempo bom. Já ouvimos histórias de pessoas que não conseguiram fazer! Contratamos daqui do Brasil, já vou contar como, mas dá para comprar em Istambul também, em uma das inúmeras agências de turismo do centro.

2. Vales Diversos: Quando eu estava organizando a trip, li em um blog uma dica top, que na Turquia há muitos guias turcos que falam português.

Peguei o contato de um e acabamos fechando, daqui do Brasil, uma diária de passeio com ele que incluía os vales, cidades subterrâneas, entre outros. Realmente o Tahir, nosso guia, além de extremamente atencioso, falava muito bem português e, pasmem: segundo ele, aprendeu em apenas 3 meses durante um intercâmbio aqui! (e eu fazendo inglês por toda vida…)

Valeu muito a pena contratar este serviço, pois Tahir nos contou muita coisa interessante durante os passeios. Além disso, entre cada lugar havia um grande deslocamento e o custo benefício foi realmente muito bom!

Se quiser fazer o mesmo, basta enviar um email para o Sercan Kaymakyemez: kaymakyemez@hotmail.com. É ele quem direciona qual guia irá com você.

O Sercan intermediou também a negociação do nosso passeio de balão com a Sultan Ballons, que é realmente uma empresa séria e muito boa.

O passeio de balão foi incrível, só tenho elogios! Eles são pontualíssimos, o que é extremamente importante, já que a idéia é assistir o nascer do sol lá de cima, servem um cafezinho gostoso antes do vôo e ainda finalizam o passeio com champagne (sem alcool) e um certificado de vôo :)! Para completar, o piloto era muito “fera” e uma simpatia!

Outra empresa de balão que recomendo é a Royal Balloon, que o Roger voou e gostou muito também.

#dicabapho: 

– A Anatolian Balloons tem o melhor preço da região, bem abaixo da concorrência, porém é a companhia do balão que caiu com as brasileiras em 2013. Mesmo tratando-se de uma fatalidade, achei melhor não arriscar.

– O lance é voar nos balões mais feinhos mesmo, assim os bonitos saem na sua foto! 🙂

3Cidades Subterrâneas: muito legal! Só não vale arriscar quem for muito claustrofóbico!

4. Passeio pelo centrinho: Goreme é super pitoresca! Há vários restaurantes e lojinhas acolhedoras. Passear por lá é realmente muito agradável!

5. Trilha Rose & Red Valley- altos visuais para os amantes da caminhada!

 

capa_balao6

capa_balao1

Eu, maridão e a nossa querida dupla dinâmica companheira de trips, no maravilhoso passeio de balão! #aloproducao

capa_noite2

Passeio pela pitoresca Goreme
Então aí vai o roteiro resumido da imperdível Cappadócia para você aproveitar bem os seus dias por lá!
Dia 1

Passeio de balão: o passeio começa bem cedo, muito antes do nascer do sol! A Empresa nos buscou às 4h30 e, antes das 7h30, já estávamos de volta no hotel, para o café da manhã e demais passeios. Deu até para descansar um pouco!

Vale dos Pássaros (Pigeon Valley): o vale tem este nome por causa das inúmeras casas de pássaros que foram esculpidas nas cavernas para protegê-los. Antigamente os cristãos utilizavam os pigmentos dos pássaros para pintar afrescos e cerâmicas. Lá você verá também as famosas árvores repletas de olhos turcos, lindas!

Uçhisar: vilarejo próximo ao vale dos pássaros de onde é possível ter uma bela vista panorâmica!

As Três Belas (The three beauties)-  mirante das três chaminés-de-fadas mais famosas da Cappadócia. De lá é possível avistar o monte Erciyes, um vulcão adormecido e responsável, há milhares de anos, pelas famosas formações rochosas da região da Capadócia.

Vale da Imaginação (Devrent Valley): como seu próprio nome diz, você deve soltar sua imaginação por lá, afinal verá muitos animais esculpidos nas formações rochosas! Tem de tudo: camelo, tubarão, golfinho, cachorro, focas…

Vale dos Monges (Monks Valley): há milhares de chaminés-de-fadas neste Vale é lá você encontrará também as mais finas da região, que parecem que vão cair a qualquer momento! Você poderá entrar em cavernas, explorar as igrejas antigas construídas também dentro de cavernas, tirar foto com camelos…

Vale do Amor (Love Valley): Sim, o vale tem este nome por causa do formato fálico das chaminés-de-fada!

Cidades subterrâneas: foram construídas para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Dizem que eles ficavam por semanas trancados por lá e você consegue descer até 6 níveis para conhecer onde eles dormiam, cozinhavam e viviam. Um pouco agoniante mas incrível, vale a experiência!

Fábrica de cerâmica: durante a visita você vai conhecer todo processo utilizado na confecção dos lindos vasos, pratos, taças turcas, entre outros! Os artistas levam meses na confecção de apenas uma peça! Vimos um prato, por exemplo, que levou 6 meses para finalizar!

Porém, se você quiser adquirir uma das peças dos experientes artistas no final, prepare seu bolso ou, opte por uma peça confeccionada por um de seus aprendizes. Detalhe: se preferir, você pode pedir para entregar a peça adquirida em casa, sucesso!

Para fechar com chave de ouro, você pode ainda se arriscar e tentar fazer um vaso ou apenas degustar o vinho que eles oferecem!

#dicabapho: Você encontra produtos iguais ou similares aos da Fábrica nas lojinhas do centro de Goreme. Claro, não com a mesma qualidade, mas com mesmo conceito!

A pedida da noite:  Se quiser algo mais acolhedor, a pedida é jantar no Pumpkin Gomere Restaurant, também indicado pelo Roger que, por sinal, precisa urgente ter uma participação exclusiva no Baphonicos.

Se quiser algo mais badalado, encare o  “Turkish Night”, jantar com apresentação de danças típicas! Optamos pelo Pumpkin e não nos arrependemos! O restaurante é incrível, com atendimento e comida espetacular!

 

capa_valedospombos_chaminedasfadas

capa_tunel

Durante a visita pelas cidades subterrâneas, você terá que andar pelos estreitos e claustrofóbicos túneis!

capa_balao8

 

capa_arvore

capa_artistas

capa_ale

Você pode testar suas habilidades na fábrica de cerâmica e ainda tirar a foto no estilo da famosa cena do filme “Ghost” !

Durante o passeio você reconhecerá muitos dos cenário da novela Salve Jorge!
capa_noite1

O delicioso e acolhedor Pumpkin

Dia 2

#dicabapho: acorde cedinho para contemplar do seu hotel os vôos de balão, é uma belíssima visão, vale a pena!

Museu à Céu Aberto de Goreme (Goreme Open Air Museum): diariamente das 8h às 17h. Vista tênis e roupas confortáveis, pois você anda bastante por lá! Do hotel até o museu dá mais ou menos 1,5km e o museu é relativamente grande.

O museu possui um conjunto de igrejas antigas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII.

#dicabapho:

– Alugue o Audio Guide.

– Não deixe de entrar na Igreja Escura. Você paga a parte, cerca de 8 TL (R$10,00) e é a igreja mais bonita de todas! Pequena e, diferente das demais, cheia de pinturas bem conservadas no teto e nas paredes.

Passeio pelo centrinho: explore as diversas lojinhas, restaurantes e cafés. IMPORTANTE: Se for a Pamukkale, próximo destino, de ônibus como nós, já compre a passagem lá no centro mesmo, em uma das agências de viagem ao lado da estação rodoviária.

Pôr do sol: vá ao mirante “Sunset Point”, para contemplar a linda vista panorâmica da cidade.

Para chegar: suba a rua que fica ao lado de uma loja cheia de tapetes na frente, próxima à mesquita, e logo chegará lá.

Jantar: sugiro o My Mother’s (centro Gorme)

IMG_4239

Acode bem cedo para não perder uma cena como esta!

capa_chaminedasfadas

capa_food_drink

 

Dia 3

Rose e Red Valley: Para quem curte caminhar em meio a natureza, não deixe de fazer uma dessas trilhas

Eu acabei não fazendo por falta de tempo (não ficamos 3 dias por lá) mas adoramos esse tipo de rolê que une natureza, lindas fotos, cultura e, claro, calorias perdidas! O querido Roger foi e adorou, altos visuais de lá!

Durante o rolê você poderá caminhar entre alguns vales, dentre eles o Rose Valley e Vale Vermelho, e ainda desfrutar de um piquenique em meio às vistas magníficas. E prepare-se:  O passeio leva cerca de 6 a 7 horas de caminhada.  E depois de andar tanto, nada como um hamam local cortesia (banho turco), para relaxar!

Noite: se for de ônibus para Pamukkale, pegue o noturno! Não espere grande conforto nem banheiro, mas é bem mais barato e dá para sobreviver!

O rolê leva umas 9 horas e eles param a cada 2 horas em restaurantes pela estrada. Os locais das paradas são completamente fora do roteiro turístico, não tem nem placas em inglês! É no mínimo engraçado! Você chegará em Pamukkale por volta de 6h30 da manhã.

Claro, existe a opção do aéreo com a Turkish, porém já estava muito caro quando vimos!

É isso pessoal, no próximo post passo as dicas de Pamukkale para fechar Turquia com chave de ouro!

Até a próxima!

 

capa_balao4