A incrível Turquia Parte III: Pamukkale

Oi pessoal! Como prometido, o post de hoje será sobre Pamukkale na Turquia, um lugar também imperdível e que fecha sua trip com chave de ouro!

Pamukkale ou “castelo de algodão” em turco, é uma região declarada como patrimônio mundial da Unesco. Fica bem próxima à Denizli (mais ou menos 20km), porta de entrada de Pamukkale para quem vai de avião.

Este passeio vale realmente a pena fazer e você precisa apenas de um dia e uma noite para conhecer o famoso ponto turístico de lá.

 

 

  • Como chegar

Como comentei no post anterior, acabamos indo de ônibus da Cappadocia para Pamukkale, pois a passagem de avião já estava muito cara. Compramos o bilhete em Goreme (Cappadocia) e fizemos uma viagem noturna com duração aproximada de 10 horas.

Confesso que a viagem não foi a mais confortável da minha vida. Os ônibus não são leitos, pelo contrário, não possuem nem banheiro! Porém, oferecem água, muitos “pitstops” rápidos e uma experiência interessante, já que você passa por lugares inusitados, totalmente fora da rota turística, para ter uma idéia, nem placas em inglês tem!

Chegamos em Pamukkale por volta de 6 da manhã. Como lá não é o destino final do ônibus, você precisa avisar o motorista que descerá em Pamukkale, assim ele avisa quando chegar. O ônibus te deixa em frente a uma agência de viagem, que finaliza o rolê te levando para o hotel de van.

 

  • Hotel

Ficamos no Hotel Vênus, que tem uma ótima localização, preço bom, delicioso café da manhã e quartos honestos. Os terraços ficam a apenas 10 minutos de caminhada do hotel.

 

  • Hierápolis e Pamukkale

O complexo abriga as ruínas da antiga cidade de Hierápolis e os famosos terraços branquinhos com piscinas termais “azul bebê”, de origem calcária. Você paga cerca de 20 TL no ingresso e pode ficar quanto tempo quiser.

 

Inicie sua caminhada explorando as ruínas. Pegue o mapa na bilheteria, que indica por onde ir e o que era antigamente cada uma das ruínas. Outra boa dica é usar o app Citymaps2go, que eu já falei que é bapho em um outro post! Mas atenção: para o aplicativo funcionar offline você precisa baixar a cidade antes de ir para lá!

Na sequência, vá para a Piscina da Cleópatra. Paga-se a parte, cerca de 30TL e lá você poderá nadar nas águas termais para relaxar um pouco, comer alguma coisa e até tomar um solzinho! Dizem que suas águas termais têm propriedades medicinais e que a “Diva” realmente banhava-se por lá, por isso o nome da Piscina.

Por fim, continue sua caminhada em direção das lindas e branquinhas piscinas termais dos terraços de travertino. Sério, neste momento você vai esquecer completamente a noite mal dormida que teve durante a sua viagem de ônibus! A visão de lá é realmente incrível e vale cada minuto!

 

  • Algumas dicas baphonicas para seu passeio 

– Vá com roupas confortáveis, tênis, óculos de sol e roupa de banho por baixo;

Itens importantes da mochila: chinelo, garrafa de água, toalha, pente de cabelo, artigos pessoais e uma muda de roupa seca.

– Uma GO PRO fará a diferença neste rolê;

– Uma mochila de hidratação cairá perfeitamente neste passeio. Dependendo da época faz muito sol e calor e, como você caminhará muito pelas ruínas, será necessário repor bastante a hidratação. Se não tiver a mochila, leve pelo menos uma garrafinha de água com você, afinal só encontrará pontos de venda na Piscina da Cleópatra (até lá já estará desmaiando de sede).

Cuidado ao caminhar pelas ruínas de Hierápolis. Por ter bastante mato e ser um terreno muito seco, tem cobras! Cruzei com uma por lá.

– As piscinas naturais são maravilhosas e têm uma temperatura bastante agradável! Mas prepare-se para encarar uma pele extra seca e um cabelo “palha” depois! Portanto, não deixe de levar um bom condicionador e hidratante para esta trip, assim você dá “aquele trato” chegando no hotel!

 

pamu_parque1

 

Pegue o mapa do complexo e comece explorando as famosas ruínas de Hierápolis!

 

pamu_parque2

 

pamu_cleopatra_piscina

 

Dê uma boa relaxada nas águas termais da Piscina da Cleópatra!

 

pamu_piscinascalcio1

 

Não deixe de entrar nas piscinas dos terraços também! Só prepare-se para encarar o cabelo duro depois, rs!

 

pamu_piscinascalcio3

 

Em alguns trechos você encontra uma espécie de banheira com água corrente! Dá até para receber uma bela massagem nesta “hidro” natural!

 

pamu_piscinascalcio2

 

pamu_piscinascalcio5

 

E depois de um dia incrível como este, finalize com um jantarzinho gostoso e um drink! Há vários restaurantes pitorescos por lá!

Espero que este post ajude! Confira aqui o roteiro na íntegra, este é para imprimir e levar na sua trip!