A polêmica da gravidez e os gatos

Oi Pessoal!
Estava meio sumida por conta do final de ano corrido, mas estou de volta, e com um post que vai para as gravidinhas de plantão, ou ainda para as interessadas no tema, pois vou falar sobre o grande tabu que existe com mulheres grávidas e gatos!

Na verdade, o grande vilão da história está por trás, chama-se toxoplasmose e é uma doença realmente grave para mulheres grávidas. Pesquisei muito ultimamente sobre o tema, conversei com médicos e veterinários, afinal de contas, sou uma catlover descontrolada, estou grávida de 8 meses e tenho 2 gatinhos em casa, o Rick e a Loua (falarei sobre eles em um próximo post! 🙂 !

 

A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, não contagiosa entre humanos, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que você pode adquirir através da ingestão de alimentos contaminados (normalmente crus) ou, sim, pelas fezes de gatos.

 

Porém, o que muita gente não sabe, é que para contrair toxoplasmose pelas fezes do seu gato, primeiramente, ele tem que comer algum alimento, animal, ou qualquer outra coisa que esteja contaminada com o parasita. Segundo, você precisaria ter algum contato com as fezes dele, e nas próximas 24 horas após o consumo do alimento infectado, pois depois disso as fezes não estarão mais contaminadas. E por fim, para contrair a doença você teria que, de alguma maneira, ingerir o parasita, seja por falta de higienização correta das mãos ou por qualquer outra coisa do gênero.

 

Ou seja, é muito difícil contrair toxoplasmose pelo seu bichano, certo? Principalmente se ele for de apartamento, como é o caso dos meus gatinhos!
Mas claro que o conselho que eu dou, é o mesmo que a minha obstetra deu: para eliminar qualquer risco, evite limpar a areia do seu gatinho durante a gravidez, deixe esta tarefa para o maridão, ou faça com uma luva, higienizando muito bem as mãos depois. E não esqueça também de manter os felinos longe dos alimentos, louças, entre outros.

 

Mas a dica mais importante mesmo, tanto da minha médica como dos veterinários que conversei, é de não comer alimentos crus em lugares que não são de confiança. Estes sim são os maiores causadores da doença, incluindo carnes malpassadas, saladas, frutas entre outros.

 

Para quem quiser se aprofundar no assunto e buscar informações mais detalhadas e técnicas sobre a doença, confira o material cedido pela minha veterinária de confiança através do link abaixo:

toxoplasmose

E para as grávidas de plantão, aproveitem muito essa fase e seus gatinhos! Não tem melhor combinação que essa! 🙂
Até a próxima pessoal! 😉

 

bidgers_01