Como prevenir a insuficiência renal no seu gatinho

Oi pessoal! O post de hoje vai novamente para os donos de gatinhos idosos!

Como já falei, sempre fiz de tudo para tentar prevenir uma doença renal no Ricklou, afinal de contas, dizem que os gatos não morrem de velhice, mas sim de doença renais. Infelizmente pude comprovar isso quando cuidei até o fim da mãe do Ricklou e imagino que muitos leitores também tiveram uma experiência como esta.

Bom, a primeira coisa que devemos ter em mente é que, assim como os humanos na terceira idade, os gatinhos também precisam ir mais ao “médico”, fazer mais exames preventivos entre outros.
Sendo assim, a primeira dica que dou para prevenir uma doença não só renal em seu gatinho, é adotar a rotina de fazer exames de sangue, como o “perfil senil”, que dá uma visão geral sobre a saúde do bichano e exames de uréia e creatinina para acompanhar especificamente os rins.
Como não sou veterinária (vou falar isso 1000x aqui), não vou dar minha explicação técnica sobre estes exames, mas como publicitária digo que os de uréia e creatinina eram infalíveis para “ler” como estava a saúde do meu tão amado gatinho marrom! Estes dois exames estão inclusos no perfil senil, mas normalmente eu os fazia com mais frequência, enquanto o completo (perfil senil) realizávamos umas 2x ao ano.

Sempre que os índices aumentavam eu sabia que tinha que tomar alguma atitude. Até porque, era nítido fisicamente que ele não estava tão bem! Ele era idoso, seus rins já não eram mais os mesmos e, quando ele apresentava vômitos, ficava muito quietinho ou qualquer outra coisa do gênero, eu já sabia que o exame ia apresentar variações- e estava sempre certa!

Bom, então além da alimentação restrita, exames preventivos de sangue, o que mais podemos fazer para prevenir (ou adiar) uma doença renal? A resposta que eu dou é, adotar mais uma rotina na vida do seu idosinho: a aplicação do soro subcutâneo!

Antes de entrar nos detalhes, quero reforçar que o que me levou a iniciar este tratamento como medida preventiva no Ricklou, foi o fato da doença renal ter levado embora a mamãe dele. Naquela época ele já estava com 17 anos e, como já falei, mudei sua alimentação e comecei a rotina dos exames e soro. Posso afirmar que toda essa mudança foi no momento certo, pois quando realizei os primeiros exames de sangue, constatei nos resultados que a doença já estava dando indícios de que apareceria em breve.

É realmente muito triste perder um gatinho por insulficiência renal (claro, é triste de qualquer jeito!) e eu não queria vê-lo passando por tudo aquilo também! Quando diagnosticamos a doença na Lais, mãe do Ricklou, ela estava apresentando vômitos, emagrecimento, perda de apetite, além de alguns comportamentos estranhos, como fazer xixi fora da caixa de areia, se esconder… Enfim, foi tudo muito rápido e quando descobrimos a doença já estava súper avançada- por isso a importância dos exames preventivos!

O pior de tudo é que a Lais era muito arisca e não deixava ser medicada ou examinada. Para levar a fera ao veterinário era um sufoco e ela deixou “sua marca” em todos os veterinários que passou! Até focinheira para a tigresa não morder ninguém a gente tinha que colocar e ela voltava para casa estressadíssima, o que é ainda mais prejudicial para a saúde do gato. Nem preciso falar que fizemos o possível para tratá-la e tentamos a todo custo reverter a doença, mas, infelizmente, foi sem sucesso, ela acabou falecendo da doença aos seus 18 anos.

Mas voltando ao Ricklou, aplicávamos o “soro preventivo” desde então a cada 10/15 dias (uns 150/200ml por sessão) e, pelo menos a cada 3 meses, repetíamos o exame de sangue. Quando a uréia aumentava, por exemplo, eu diminuía o espaço de tempo entre um soro e outro. Quando normalizava, voltava à rotina normal.

A aplicação do soro é realmente muito simples e, se o seu gatinho for bonzinho, você poderá fazer em casa mesmo, basta pegar as instruções com seu veterinário de confiança, comprar os materiais necessários, os soros e mandar bala!
Não esqueça também de higienizar as mãos e a pele do seu felino com álcool, antes e depois da aplicação, para não ter risco de contaminação e formação de abcesso. Falarei sobre este tema em outro post também.

Como mãe do Ricklou digo que isso ajudou MUITO! Tanto que, contrariando “o que falam”, ele não morreu de insuficiência renal!
Mas lembre-se: consulte sempre seu veterinário de confiança e faça periodicamente os exames de checkup no seu gatinho!

Até a próxima pessoal!