Por Carol Borzatto: O melhor da gastronomia do Chile

Oi pessoal, estou de volta! Sabe, ser mãe nos deixa “só um pouquinho” ocupada então tive que tirar licença maternidade do blog também! 😉

O post de hoje é para deixar qualquer um com água na boca e, claro, com vontade de viajar! Minha amiga Carol, que  atualmente está morando em Santiago do Chile, passou algumas dicas top de lugares para se comer por lá e para todos os gostos, confira!

Oi! Essa aí da foto sou eu. Sou mais paulistana da zona sul que o Borba Gato. Tenho 35 anos e há 1 ano e meio fui transferida a trabalho aqui para Santiago. Um mês depois, meu “namorido” Rodrigo veio também e desde então vivemos nessa tranquila capital que escolhemos para chamar de casa! 🙂

 

carol

 

Sim, Santiago é uma cidade tranquila. Tem seus problemas de “delinquência” como os “santiaguinos” dizem, mas nada comparado com SP, por exemplo. Claro que você não pode dar bobeira posando de turista na cidade, mas dá pra se divertir bem sem se preocupar muito. (depois falo mais sobre no que você deve ter cuidado)

Aos meus amigos e leitores do Baphonicos, recomendo Santiago para no máximo 1 semana de passeio. A cidade é linda, mas funciona melhor como hub para os outros lugares ainda mais lindos no pais, como a região dos lagos, a Patagonia, o deserto do Atacama e por ai vai. Na verdade, um final de semana prolongado quase que dá conta de toda a parte turística da cidade.

 

carol_2

 

Mas essas dicas não são sobre o turismo em si, mas sim sobre as “gordices”… Então, se você vai passar alguns dias em Santiago, não deixe de conferir essas dicas de restaurantes:

1.Comida peruana no La Mar Dizem que o melhor da comida chilena é a peruana, e eu devo concordar. Qualquer lugar de comida peruana que você visitar aqui, tenha certeza que vai ser delicia, mas o La Mar ainda é meu preferido! Localizado na Av Nueva Costanera, perto de outros restaurantes deliciosos, o La Mar é um dos restaurantes do chef peruano Gaston Acurio então, não tem muito como errar. Meu prato favorito é o Risotto Cachiche, que consiste em um risoto de vinho tinto acompanhado de um lomo saltado (filé mignon cortadinho em pedaços médios salteados com tomate, cebola e cebolinha). Mas atenção, pois esse risoto não está no cardápio! Tem que  pedir ao garçon ou verificar se ele está mencionado em alguma das lousas que existem no salão do restaurante.

2. Contemporânea no MestizoUm lugar lindo para almoçar é o Mestizo. O restaurante é localizado dentro do Parque Bicentenário, um dos mais bonitos da cidade na minha opinião. Mestizo é de comida contemporânea, tem de tudo e é uma delicia! Meu prato favorito lá é na verdade uma sobremesa, a Torta Tres Leches. Essa eu prefiro não descrever para não estragar a surpresa.

3. Brunch no Coquinaria ou na Holms Ensaladeria– Se você gosta de brunch, tenho 2 sugestões bacanas: a primeira é o Coquinaria, restaurante delicioso e que aos finais de semana serve um brunch maravilhoso, com direito a mimosas (Suco de laranja com champagne) e tudo mais. Da ultima vez que fomos lá, entramos as 11 am e saímos as 4 pm, rolando, claro!

A segunda opção é a Holms Ensaladeria. Localizada na Rua Padre Mariano em Providencia,  a Holms é bem bem bem gostosa e tem diversas opções para vegetarianos. Tudo muito fresco e preparado na hora, bem como seus sucos e vitaminas criativas.

4. Café da manhã no Le Fournil– Se você quer algo mais tranquilo de café da manhã, nada melhor que o Le Fournil, uma espécie de padaria francesa com diversas filiais na cidade. Vá pelo Petit, que é um combinado de uma baquete com manteiga + café + suco, não tem erro! E se depois disso ainda tiver fome, peça um croissant quentinho e doce de leite para acompanhar (manjar, como eles dizem ) , delicioso!

5. Comida japonesa no Naoki ou no Osaka– Eu não sou muito de comida japonesa, mas meu digníssimo namorido é e, segundo ele, o melhor sashimi da vida dele foi comido no Naoki. O lugar é pequeno, então recomendo que você faça a reserva com antecedência, pois sempre enche. Ou então, vá jantar mais tarde quando a casa está mais tranquila.

Outro japonês que muita gente adora aqui é o Osaka, que fica dentro do hotel W. É muito bom, foi eleito o 25º melhor restaurante da américa latina, mas na prática, acho que o Naoki é melhor rsrs.

6. Carnes no OX e Rubaiyat– Se você é como eu e gosta de carne recomendo dois lugares: o Ox, que está na mesma avenida que o La Mar e o bom e velho Rubaiyat, recém aberto aqui em Santiago, não tem erro! Além da carne incrivelmente boa, o Ox tem a graça do café deles, que é acompanhado por um pratão de algodão doce.

7. Pizza no Tiramissu– Bom, pizza e Santiago não combinam. Até agora não comi uma pizza realmente boa na cidade. Isso porque em Santiago é proibido o uso de forno a lenha, portanto todas as pizzas são feitas na pedra ou em forno convencional, o que faz com que todas elas fiquem com aquele gosto de pizza de caixinha.

Mas se você quiser muito, muuuito vá até o Tiramissu, que vai te ajudar a matar a vontade. Mas atenção, porque esse restaurante por algum motivo que eu desconheço, está sempre cheio. Pode ser por causa das saladas e das sobremesas deles também, que são bem boas.

8. Hamburguer no La Gloria Sangucheria Peruana–  Se você estiver passeando por Providencia na hora do almoço, dê uma paradinha para comer um hambúrguer no La Gloria Sangucheria Peruana. Você não vai se arrepender se pedir qualquer sanduba do cardápio… Ah, e peça uma chicha morada para tomar, que é um suco feito com milho, abacaxi, maçã, cravo e canela e outras coisas. Experimente bem gelado, parece um suco de uva só que mais doce que o normal.

9. Sofisticação no Boragó– Para fechar as dicas com algo mais sofisticado, recomendo o Boragó, eleito um dos melhores restaurantes do Chile. Tenho um mixed feelings do lugar: comer no Boragó é acima de tudo uma experiência! O restaurante trabalha somente com um menu degustação que você opta em  fazer a “maridaje” com vinhos ou sucos. Os pratos são bem curiosos e todos são trazidos pelo chef que os preparou. Ele apresenta detalhadamente cada um falando sobre “porque, quando, onde e como de cada prato”… É bom, já que muitas vezes você não entende, logo de cara, o que é de comer e o que é “enfeite”, rs! Ah, mas não é um restaurante barato, custa aproximadamente o equivalente a R$ 500,00 por pessoa.  Bem, é o segundo melhor restaurante da américa latina, barato não seria.

Puxa, tem tantos outros lugares legais aqui em Santiago e sempre coisas novas aparecendo… Bares legais como o BocaNariz, El Barrio, Azotea Matilda, etc… Todos valem a pena visitar.

10- Dica Bônus, sorvete no Toldo Azul! Para tomar um sorvete, conheça o Toldo Azul! Delicia delicia a qualquer hora do dia!

E para fechar, “ojo” com a segurança!!

Os taxistas daqui não são muiiiiito honestos quando vêem turistas, portanto, atenção! Prefira pegar um Uber ou um Cabify (eu prefiro esse ultimo). Mas se realmente você for tomar taxi comum tente, antes de sair, olhar no google maps seu trajeto para ter uma ideia do que o taxi pode fazer, assim não será passado para trás com uma viagem maior do que a necessária.

Outra atenção especial com taxis e comerciantes em geral é o “cambiazo”, vou explicar: como as notas de peso chileno tem muitos zeros, quem não esta familiarizado com a moeda pode se confundir. E a confusão está no fato de uma nota de 1.000 pesos ser muito parecida com uma de 10.000 pesos para os turistas, mesmo uma sendo verde e a outra ser azul… E aí, o que os taxistas e alguns comerciantes podem fazer, é aplicar o cambiazo, que nada mais é do que você entregar uma nota de 10.000 para pagar uma conta e ele, como um passe de mágica, troca a nota de 10.000 por uma de 1.000 e diz que você entregou uma nota errada. Como muitas vezes você desconhece as notas e esta distraído, acha que realmente se enganou.

E cuiiiiiiddaaaaado com os taxistas nas saídas dos shoppings!! Principalmente na saída do Hard Rock Café que fica no Shopping Costanera Center… Os de lá são os piores!

 

Ojo com a segurança 2

Evite ao máximo pendurar bolsas, mochilas etc nas cadeiras… Tem muito espertinho pela cidade que pode abrir a sua bolsa e roubar suas coisas ou toda a bolsa sem você perceber, pois está jantando ou tomando um café. E isso pode acontecer em todos os restaurantes da cidade!

É isso pessoal, espero que tenham gostado! Até a próxima!