O incrível Deserto do Atacama

Oi pessoal! Hoje vou passar as dicas e sugestão de roteiro desta trip INCRÍVEL que fizemos!

Eu sempre ouvi falar muito bem do Atacama e já há algum tempo queria ir para lá. Quando comentei com o Ale ele fez uma cara estranha perguntou o que tinha de tão legal para ver num deserto… Areia e cactos? Bom, nem preciso dizer que ele estava completamente errado e já retirou o que disse, né?

Para curtir bem o Atacama você precisa de pelo menos 5 dias inteiros, assim dá para fazer os melhores passeios. Se tiver mais dias melhor, mas também, na minha opinião, no máximo 7, sendo que esses 2 dias extras podem ser usados para algum passeio mais “relax”!

 Como chegar no Deserto do Atacama

Não há vôos diretos pra lá, você vai precisar pegar um avião até Santiago (3 horas e meia de vôo) e outro até a cidade de Calama (cerca de 1h e 40 de vôo de Santiago). Finalmente, chegando em Calama, é necessário pegar um transfer até San Pedro do Atacama (mais ou menos 1 hora de estrada).

Pela LATAM é possível comprar o trecho inteiro São Paulo- Calama, com a conexão em Santiago do Chile. Há vôos com conexões rápidas! Pelo valor acabei pegando um vôo com conexão de 6 horas e acabamos acampamos no aeroporto, mas, sério, tudo valeu a pena!

O transfer Calama- San Pedro do Atacama custa em torno de 20.000 pesos ida e volta ou 40 dólares e você pode fechar diretamente nos balcões do aeroporto.

 

Foto: a caminho de San Pedro

 

Hotel

Há várias opções de hospedagem e para todos os gostos e bolsos. O que mais você encontrará por lá são hostels mas,  para quem busca luxo, tem também, vide o Hotel Tierra do Atacama com pacotes all inclusive, piscina de borda infinita para o vulcão, passeios mega vips e chuveiros ao ar livre, para tomar um banho sob o famoso céu estrelado do Atacama! 

Nós optamos por um intermediário (muito bom diga-se de passagem), o Hotel La Casa de Don Tomás, com ótimo custo benefício, quartos amplos e aconchegantes, excelente localização, café da manhã gostoso. Tudo por uma média de R$ 500,00 a diária.

 

Câmbio

Pesquise muito a cotação nas casas de Cambio de San Pedro, já que há uma enorme variação entre elas! Se for preciso entre em todas como fizemos!

 

Passeios

Saímos do Brasil com uma lista dos lugares imperdíveis no Atacama,  com a indicação e cotação de uma agência brasileira.
Porém, quando caminhávamos pelas ruas de San Pedro procurando esta agência, encontramos a 123 Andes e a simpática Bianca na porta, uma brasileira que trabalha lá para juntar din din e realizar seu sonho de dar a volta ao mundo.

Ela nos atendeu de forma extremamente acolhedora, com um cafezinho brasileiro passado na hora e,  não só passou a cotação dos passeios que queríamos fazer como sugeriu alterações no roteiro para um melhor aproveitamento! Recomendou restaurantes, passou inúmeras dicas e se colocou totalmente à disposição pelo WhatsApp. Claro que acabamos fechando com eles e ainda economizamos 500 reais por pessoa com relação ao orçamento que tínhamos da concorrente. Pra fechar com chave de ouro, ainda aceitavam o pagamento via transferência bancária Itaú, lindo! 😉

Todos nossos passeios foram incríveis e impecáveis! Eles são extremamente pontuais, seus passeios são sempre completos, ou seja, você consegue fazer vários lugares em um só dia, o que otimiza muito seu tempo lá e, o melhor, não seguem a mesma ordem das paradas das demais agências, fazendo com que estas sejam quase que exclusivas!

Fomos acompanhados pelos guias Alex e José nos principais tours. Alex é o dono da agência, uma “figura” e os passeios com ele são DIVERTIDÍSSIMOS! Seu portunhol é fluente e sua experiência no Atacama conta demais pois, além das brincadeiras, ele nos passou muitas informações importantes, lendas e fatos sobre os lugares.
José é um guia extremamente profissional, tem também um conhecimento profundo dos pontos turísticos e, além de tudo, tira fotos como ninguém!!!

Importante também fechar logo no primeiro dia o tour astronômico, que é súper concorrido! Uma dica legal que pegamos lá é que, a não ser que já seja negociada a devolução do dinheiro, não vale a pena fechar o passeio com tanta antecedência, já que você só conseguirá fazer o tour se o tempo estiver realmente aberto e se não for noite de lua cheia. Caso contrário você não conseguirá ver nada e isso é muito importante de se conversar nas empresas especializadas visto que há agências que fazem os passeios de qualquer jeito!

Infelizmente não conseguimos fazer  pois quando chegamos no Atacama era época de lua cheia, aliás pegamos  a noite da “Super Lua” e, quando mudou, fechou o tempo, ou seja não era para ir, rs!  Recomendo o tour na Space. Valor 15 a 20.000 pesos, dependendo do tipo.

 

Roteiro

Dia 1- Vale de la Luna das 16h00 às 20h30

Este passeio é a porta de entrada para o Atacama, até para ir se habituando com a altitude. Fizemos no período da tarde do mesmo dia que chegamos. O destaque vai para as grandes dunas- As Três Marias (esculturas), Vale de la Muerte, Pedra do Coyote e cavernas. Aliás, não deixe de fazer o rolê pelas cavernas, é bem legal, mas requer uma certa habilidade. O lindo por do sol pode ser contemplado das dunas ou no Vale de la Muerte, tanto faz, o show será lindo nas 2 opções.

 

Resumo baphonico:

Valor por pessoa: Entrada- 3.000 pesos ou 2.500 com carteirinha de estudante + 12.000 pesos o passeio

Duração: Das 16 às 20h

Valor passeio por pessoa: 12.000 pesos

Entrada: 3.000 pesos inteira e 2.500 estudante (apresentando a carteirinha!)

Temperatura média início do passeio: 30 graus

Temperatura média final do passeio: 10 graus

Roupa sugerida: “Efeito cebola”- shorts confortável ou legging, tênis, chapéu (preso na cabeça pois venta muito), e um casaco corta vento ou pena de ganso.

 

Dia 2- Salar de Tara

Todo mundo coloca este passeio em segundo plano mas o conselho que eu dou aqui é: não coloque! O rolê é grande (cerca de 140km de San Pedro, sendo que parte da estrada não é asfaltada!), mas vale MUITO a pena, o lugar é lindo demais e eu não imaginava que pudesse existir tantas cores no meio do deserto!

Além de ser longo, neste passeio você chega a 5.000 metros de altitude, portanto,  o ideal é que você não o faça no segundo dia como nós (apesar de ter dado tudo certo), mas sim no terceiro ou quarto, já que estará mais acostumado com a altitude.

Vale levar um pacotinho de folha de coca para deixar em baixo da língua durante a viagem e não esqueça de tomar alguns cuidados básicos como não abaixar e levantar rápido, andar devagar (como “lunáticos” segundo o pessoal da agência) e beber bastante água, para não sentir os indesejáveis efeitos da altitude.

Na ida nossa agência parou em um lugar maravilhoso chamado Laguna Quepiaco para tomarmos café da manhã desfrutando de uma paisagem inesquecível que deu até para esquecer o frio!

 

Foto: Laguna Quepiaco


Foto: Salar de Tara

Resumo baphonico:

Duração: Das 8 às 16h

Valor passeio por pessoa: 60.000 pesos

Entrada: não há

Inclui: café da manhã e almoço

Temperatura média: 12 graus

Altitude: 4.500, sendo que no caminho chega a 5.000

Roupa: Frio o dia inteiro! Ir bem agasalhado, gorro, calça, casacos, bota.

 

Dia 3- Geysers El Tatio + Laguna Cejar + Ojos de Salar

Geysers El Tatio

Começamos o dia cedo, a van passou no hotel às 5 da matina para que fosse possível vermos o amanhecer nos Geysers. Chegando lá, simplesmente trincamos de frio!! Sério, vá muuuito bem agasalhado, em qualquer época do ano! Estava 11 graus negativos quando chegamos e eu realmente não estava visualizando tirar a roupa para entrar em uma piscina termal… Sim, tem essa lá… Mas nós temos uma frase que se tornou um “lema de vida” e que nos faz sempre decidir “se jogar” em todos os desafios nas viagens: “Ah deixa, na próxima vez você entra”… Sabe-se lá quando vai ter próxima vez no Atacama, né?? Tanto lugar para conhecer neste mundo, rsrsr!

Ou seja, no final criei coragem e entrei! E sabe que não foi tão ruim? Acabou esquentando meus pés e minhas mãos, que estavam congelando e a experiência foi demais, afinal eu estava em uma piscina termal natural no meio dos vulcões contemplando todo aquele visu! Fora que depois que o sol nasceu, a temperatura ficou bem mais agradável!

Lá tem uma estrutura muito boa de banheiros e vestiários. Beeem diferente das piscinas termais do Cajon del Maipo próximo de Santiago que foi uma decepção… Mas essa deixa para outro post!

Importante: Andar entre os Geysers requer muita atenção! Estamos falando de colunas de vapor que saem do solo com uma temperatura de 85 graus e que podem fritar uma pessoa em 5 segundos, portanto MUITO cuidado! Nosso guia fez questão de reforçar que não podíamos sair da trilha de forma nenhuma, turistas já morreram lá. Mas sem terrorismo, o lugar é demais, é só tomar cuidado ao andar e não quere fazer nenhuma graça!

Depois do “mergulho”, tomamos um café da manhã em meio àquela linda paisagem e voltamos para San Pedro do Atacama. No caminho de volta paramos em um bar na vila Machuca onde servem petiscos típicos da região e ainda conseguimos descansar um pouco na piscina do hotel e almoçar antes de seguir para o segundo passeio!

Ah, sobre a altitude: depois de ter ido no Salar, os Geysers ficaram “pequeno”. Não senti quase nada e chegamos a 4480 m de altitude!

 

Resumo baphonico:

Duração: Das 5 às 12h

Valor passeio por pessoa: 25.000 pesos

Entrada: 10.000 pesos inteira e estudante (com carteirinha) 4.000

Temperatura média início do passeio: 11 graus negativos

Temperatura média final do passeio: 10 graus

Roupa: Ir de roupa de banho por baixo e se agasalhar muito: 2 calças, segunda pele, malha, casaco térmico, gorro, luvas, botas! Levar: toalha, roupa seca de baixo, chinelo e não esquecer a carteira de estudante!

 

Laguna Cejar + Ojos de Salar

Partimos para Laguna Cejar por volta das 16h e a esta altura estava bem calor! Ótimo, afinal a laguna é beeem gelada, mas, de novo, se está lá tem que entrar, não dá para esperar “a próxima vez”!! A Laguna é o “mar morto” do Atacama e, por conta da alta concentração de sal- 7x mais que o mar, você flutua como se estivesse no famoso Mar Morto. A dica que eu dou aqui é de não mergulhar a cabeça na água, não vale a pena, você sai igual uma picanha que vai para a brasa, lotada de sal e com o cabelo mais duro que bombril! O bom é que o local conta também com uma boa infra estrutura de vestiários e chuveiros, dá para tomar uma bela chuveirada antes de ir embora.

De lá, passamos ainda em Ojos de Salar, um visual incrível, pois simplesmente são “dois olhos de água” no meio deserto! Tem uma galera que pula nas piscinas de cima de uns ônibus, essa eu tive que passar e nem quero próxima vez para tentar!

 

Fotos: Laguna e Ojos

Resumo baphonico

Duração: Das 16 às 20h

Valor passeio por pessoa: 15.000 pesos

Entrada: 17.000 pesos. Não aceitam carteirinha de estudante.

Temperatura média do passeio: 30 graus

Roupa: roupa de banho, short confortável, tênis, chapéu e um casaco leve.

 

Dia 4- Piedras Rojas+ Lagunas Altiplanicas e miscanti y miniques+ salar Atacama

Esse passeio é outro que fica para a memória, não consigo nem descrever de tanta beleza que vimos aqui!

Começa que a estrada já é linda, você vê várias raposas, vicunhas, uma vegetação super colorida, vulcões contrastando com o céu azul, enfim, lindo demais!

A primeira parada já foi de cair para trás: Lagunas Altiplanicas. Lugar MA-RA-VI-LHO-SO, pintado à mão. E como de praxe, nossa agência parou lá no “contra fluxo”, quando não havia nenhum outro grupo, para apreciarmos aquela beleza como se deve, no silêncio!

 

De lá seguimos caminho para Piedras Rojas que é outro de cair pra trás! Sem exageros, parece que você está dentro de uma pintura, você fica até parecendo uma montagem nas fotos em meio àquela linda paisagem!

 

Depois da parada para o almoço em um restaurante com comida caseira no meio da estrada., fomos ao Salar do Atacama, conhecer os milhares de flamingos que vivem lá. Uma curiosidade sobre os moradores do Salar: quanto mais rosa o flamingo é, mais alimentado está. Eles passam em média 14 horas com a cabeça dentro da água e os guias pedem para não falar tão alto para não os assustar. Os flamingos são sensíveis e um susto pode fazer com que eles não voltem mais ao mesmo lugar deixando assim de se alimentar.

Para fechar, demos uma paradinha no ponto exato do Tropico de Capricórnio, que fica no meio do Deserto onde foi o Caminho dos Incas. Depois, fomos conhecer ainda o simpático vilarejo de Toconau, onde você pode dar um “oi” para as lhamas que caminham tranquilamente por lá, além de conhecer de perto a Iglesia de San Lucas.

Resumo baphonico

Duração: Das 7 às 18h

Valor passeio por pessoa: 60.000 pesos

Entrada: 5.500 pesos Lagunas e 2000 pesos Salar do Atacama

Temperatura média do passeio: 30 graus

Roupa: “Estilo cebola”: começa com frio e depois esquenta. Sugestão: legging com regata, tênis, uma malha e casaco por cima. Vale levar um boné ou chapéu também, pegamos muuuito sol e calor no Salar.

 

Dia 5 Rolê de bike trekking guatin de 2h + Termas de Puritama

Nós acabamos não fazendo esses passeios, mas nossos amigos foram e gostaram muito, afinal éum passeio para relaxar! A dica que deram foi para ficar nas piscinas de baixo, que são as mais vazias. Ao todo são 8 poços, há banheiros e ótima infra  para se trocar.

Este passeio custa 15.000 pesos e você precisa levar roupa de banho, toalhas e chinelo!

 

Comer & Beber no Atacama

Alguns lugares que gostaria de destacar:

  • Café esquina para comer empanadas
  • Pizzaria el charrua, delícia! Você gasta cerca de 13.000 pesos
  • Jantar no Adobe: mais carinho (cerca de R$ 196,00) mas delicioso!
  • La Pica Del Indio para comer um PF local baratinho e de qualidade!

Pratos típicos:

  • Choriana
  • Empanadas

Foto: Adobe restaurante

 

Para os amantes de cerveja: não é todo lugar que você encontra o “Elixir” já que eles evitam bares na região por conta da altitude! Ah, e não pode beber na rua, descobrimos depois desta foto!

 

Itens que não podem faltar na sua mala

Bota

Tênis

Cachecol/lenços

Gorro

Luvas

Meia calça pra colocar por baixo

Protetor solar

Roupa de banho

Roupas de calor & Roupas de frio (sim, isso mesmo!)

 

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas, até a próxima!