Nosso cruzeiro pelo Alasca!

Em Julho deste ano fizemos uma viagem incrível pelo Alasca e compartilho com vocês neste post!

E todo mundo me pergunta: nossa, mas o que vocês foram fazer lá? Passar frio? O que tem pra fazer?

O Alasca é uma viagem de contemplação da natureza que nos faz sentir pequenos ao ver uma enorme baleia ou, ao cruzar com uma de suas geleiras! É uma trip para ver de perto o que o aquecimento global faz, para correr o risco de encontrar um urso no caminho, para fazer esquecer um pouco o consumismo que os EUA nos desperta e, claro, para curtir todo conforto e infra estrutura de um poderoso navio!

Nossa viagem foi no verão e posso dizer que não passamos tanto frio. A temperatura variou entre 5 e 23 graus, sendo que o frio mesmo era no começo da manhã e no final da tarde/noite. No navio você só passa frio se quiser, já que tudo por lá é climatizado. Se quiser passar frio é só entrar na piscina, pois esta não era muito aquecida não, rs!

Nossa viagem começou com um longo vôo para Seattle, de onde saem os gigantes como o Norwegian, Princess Cruises, entre outros, rumo à ultima fronteira.

De lá pegamos nosso Cruzeiro que, após 24 horas de navegação, chegou na primeira cidade do Alasca- Ketchikan, seguido por Juneau, a capital, Skagway e terminando em Ilha Victoria no Canadá!

É um roteiro lindo, cheio de lindas paisagens e passeios deliciosos, porém, prepare o bolso, pois os passeios são “salgadinhos”!

A seguir passarei as dicas de todas as paradas do navio, desde Seatle que foi onde pegamos o navio para esta incrível e exótica viagem de 8 dias!

 

1º dia- Seattle, a cidade do grunge!

Chegando em Seattle, corremos para deixar nossas malas no hotel e almoçar para aproveitar o resto do dia conhecendo a fábrica da Boeing, passagem obrigatória de lá!

O tour leva aproximadamente 2 horas e a fábrica fica bem perto do aeroporto, ou seja, nós praticamente “batemos e voltamos” e, #ficaadica, o trânsito no período da tarde sentido Fábrica/Aeroporto é terrível!

O tour é legal, mas eu acho que estava com a expectativa muito alta, pois achei que eu ia “pirar”, mas não.

A parte que você entra nos enormes galpões para ver as aeronaves em estágio de construção, ainda em partes, como peças de quebra cabeça é demais! O que acho que pode melhorar é justamente o modelo do tour guiado. Esperávamos mais riqueza de informações, curiosidades, entre outros!

Mas claro, súper recomendo o passeio, afinal não é todo dia que você pode ver um Boeing 777 nascendo!

Ah, e para os amantes de fotografia como eu, é proibido entrar como câmeras, celulares e até mesmo bolsas! O tour ficará apenas na sua memória! 😉

Depois do passeio estávamos esgotados, até porque estávamos praticamente direto do vôo, mas, quem tiver pique, tem um shopping aberto no caminho de volta para uma comprinha express!

Bom, nós preferimos voltar para o hotel para tomar um super banho e sair para jantar!

Fomos no coração grunge da cidade atrás do bar restaurante que o Kurt Kobain chegou a frequentar mas quando entrei lá achei péssimo! O bom é que são nessas horas que chegam “as gratas descobertas”! Depois da decepção, encontramos um bar pizzaria na mesma rua, cheio de cervejas artesanais, pizza deliciosa e ambiente hiper agradável, o Rocco’s Coktail Bar & Pizzaria.

 

 

 

2ºdia- Manhã em Seattle: Pike Place, Pier e Roda Gigante.

Começamos nosso dia com típico café da manhã americano em um cantinho delicioso, o Ludi’s Restaurant: panquecas, bacon, geleia e café aguado de bule a vontade! 🙂

Detalhe do chá “Desisnchá” que ganhei da minha querida amiga, que já estava pensando em nosso bem estar! kkk

 

 

 

De lá, fomos caminhando para a animada região do Pike Place, conhecer o famoso Mercado deles, o Public Market Center, que é contagiante! Os donos das barracas aguardam juntar grupos de curiosos turistas para começarem seus “shows”!  E quando começam, sai da frente: é  salmão voando pra tudo que é lado, salve-se quem puder! É engraçado demais, mas chega a dar um medinho de tomar um na cara!

Depois de admirar os famosos Red Lobsters e ter degustado bastante smoked salmon fomos para o Píer admirar a região e dar uma voltinha em um dos cartões postais da região: Seattle Great Wheel . Da roda gigante deu para ver nosso lindo navio nos aguardando para a tão esperada partida para o Alasca!

Vale muito a pena conhecer Seattle, que é uma cidade com uma vibe súper legal! Quando retornamos do Cruzeiro ficamos mais uns 3 dias por lá. Em breve compartilharei com vocês nosso roteiro no detalhe!

 

 

 

À tarde: o tão esperado embarque no Norwegian!

Feito o check in do navio, fomos explorar nossa cabine com varanda do luxuoso e novíssimo Norwegian!

Sendo bem sincera, antes desta viagem, tive apenas uma experiência com navio e, apesar do lugar que visitamos ser maravilhoso- ilhas gregas- lembro que tivemos recordações bem ruins do navio! Era velho, tinha cheiro de mofo e as cabines eram apertadíssimas!!

Minha experiência no Norwegian simplesmente apagou a anterior! O navio é maravilhoso, cabines amplas, equipe de atendimento de primeira: todos, sem exceção, super atenciosos, prontos para ajudar e cordialíssimos!

Fora a estrutura de lazer do navio: piscina com toboáguas, pista de kart, lasertag, espetáculos e musicais nos teatros, cervejarias, todos os tipos de restaurantes, bares, balada, casino, academia, tudo!

 

 

 

 

A comida do navio é um capítulo à parte! Mesmo os restaurantes do “all inclusive”, eram espetaculares!!

Dos restaurantes pagos à parte então nem fale! Enfim, tudo de primeira! Que bom que pelo menos tinha uma ótima academia, toda equipada para compensar um pouco o “estrago”!

#Dica bapho: Assim que fechar o pacote do navio, crie seu login no site deles para fazer todas as reservas, tais como espetáculos, restaurantes e passeios! É tudo muito concorrido e acaba logo, portanto agilize esta parte!

Lembre- se: Os passeios comercializados pelo navio são mais caros, no entanto você tem a garantia que não vai ficar pra trás! Caso aconteça algum imprevisto, o navio não parte sem você chegar! E sabemos que “shit happens”, né, portanto #ficaadica!

Outro ponto importante: as cidades são minúsculas, não há tantos postos de venda de passeios e as paradas não são tão longas. Em Skagway por exemplo, onde o “must have” é pegar um helicóptero para ir a uma das geleiras e caminhar ou andar de trenó com os cachorros, quando chegamos lá já estava tudo “sold out”, ou seja, quem não tinha comprado o passeio previamente no navio, não faria nada naquela parada, ou teria que tentar fazer o outro passeio, pegar o trem que anda pelas montanhas.

A experiência do Norwigean merece um post a parte, que estará no blog em breve, pois o navio é realmente demais! Hoje vou falar sobre as paradas desta viagem maravilhosa pelo Alasca!

 

 

 

 

 

 

3º dia Navegando, comendo e bebendo, rs… 4ºdia- Primeira parada em Ketchikan!

Nossa primeira parada após 1 dia de navegação foi em Ketchikan, a capital do salmão, e “que salmão”! A parada aqui foi de aproximadamente 6 horas.

Por lá, elenco como melhores passeios o rolê de hidroavião ou barco pelos Misty Fjords ou um walking tour para tentar encontrar os famosos moradores do Alasca: não, não é “a grande família do Alasca”, mas sim os Ursos!

Como já falei, os passeios pelo Alasca são “salgadinhos”, portanto reservamos nosso budget para outros passeios carinhos. Por aqui acabamos fazendo um passeio com um ônibus bem “roots” pela cidade, que compramos logo quando desembarcamos em um posto de venda móvel. O passeio foi basicamente algumas voltas pela cidade até chegar em uma especie de parque onde supostamente veríamos um urso. Alguns do nosso grupo tiveram sorte e viram um “morador” acordando no meio da mata, nós não vimos, mas valeu!

Mas pra mim, o ponto alto dessa parada foi nosso descanso pós passeio no Artic bar (endereço na foto abaixo), de frente para o Píer, para tomar as deliciosas Alaskan beer!

Como lá eles não serviam petiscos, paramos em uma das famosas lojas que vendem salmão defumado e compramos algumas peças que vem embaladas a vácuo!

Para os amantes de cervejas não preciso nem falar, né? Que experiência deliciosa que foi comer aquele salmão defumado com as luvinhas plásticas degustando as variações da Alaskan!

 

 

 

 

 

 

 

 

5º dia, nossa parada em Juneau!

A capital do Alasca foi nossa segunda parada, no dia seguinte de Ketchkan!

Aqui tínhamos 2 passeios programados que compramos no site do navio, a geleira Mendenhall e o passeio de barco para observar as baleias da região. A parada em Juneau era de aproximadamente 5 horas e deu em cima para fazer os 2 passeios!

 

 

Os passeios aqui foram INCRÍVEIS! Começamos pelo de barco e confesso que estava achando que íamos ver bem rápido e no “susto” uma baleia perdida por lá, apesar de ler na descrição do passeio que eles devolveriam USD 100 caso não víssemos uma. Mas, para minha surpresa, o rolê foi praticamente no meio de uma “festa de baleias”! Vimos baleia jubarte, baleia orca, mãe, filhotes, famílias inteiras, um espetáculo!! Elas pareciam saber que estavam sendo filmadas pois deram um show!

Saímos de lá extasiados e ficamos ainda mais animados em chegar na reserva da Geleira Mendenhall. Lugar liiindo! Opções de trilhas e um visual incrível da geleira e de seus imensos blocos se descolando, lindo e assustador!

 

 

 

 

 

 

6º dia- Woww, chegamos em Skagway!

Quando chegamos em Skagway já me deu aquele frio na barriga! E o motivo estava nos céus da cidade, onde você podia ver da varanda do quarto do navio os vários helicópteros chegando e partindo para o passeio das geleiras! E meu frio na barriga era justamente esse! Nosso vôo até a geleira estava marcado para logo menos! A duração desta parada é maior, cerca de 9 horas!

Chegando lá empresa que faz o passeio, que fica bem do lado do Píer, nos deu todas as instruções necessárias sobre a caminhada pelas geleiras e reforçou que deveríamos andar sempre juntos e ter muita atenção, já que há por lá muitas fendas! Caiu lá já era!

 

 

Outra coisa que eles pedem e para vestirmos uma bota especial para andar no gelo, já inclusa no pacote, então nem se preocupe em comprar um calçado para isso! 😉

O vôo foi simplesmente maravilhoso! A paisagem até lá e de tirar o fôlego e o piloto parecia ser bastante experiente, pelo menos quero crer, rs!

A caminhada na geleira durou cerca de 45 minutos e o passeio total cerca de 2h30, uma experiência inesquecível! De fato as fendas são aterrorizantes e eles reforçam muito de termos atenção e andarmos juntos!

 

 

 

 

 

 

 

Depois do passeio maravilhoso, era hora de tirar as blusas quentes, sim, o verão do Alasca faz um calorzinho ao meio dia, conhecer a linda cidadezinha, com suas casinhas típicas , lojinhas de souvenir  e finalizar comendo o famoso King Crab!

 

 

 

 

7ºdia- A charmosérrima Ilha Victoria!

O resumo daqui é que não tem como não se apaixonar por essa ilha!

O principal passeio de Ilha Victoria é The Butchart Gardens, um dos mais lindos do Canadá, rico em cores e variedades de flores!

Nós acabamos não indo neste passeio e optamos por explorar a linda cidade de bike, já que a ilha é pequena! Pegamos as magrelas, um mapa e “seguimos viagem”!

 

 

 

Ilha Victoria é uma cidade “ricahhh” localizada na Ilha Vancouver no Canadá. Você só vê casas incríveis, carros top e pelo que nos falaram lá o índice de violência no ano passado foi 1%! Um sonho!

A economia gira basicamente em torno do turismo, já que no verão inúmeros navios que vem do Alasca param por lá, tecnologia também é forte e vem crescendo e empregando muito na ilha e os moradores falam inglês e francês!

O rolê de bike foi demais, rodamos o centrinho, passamos por jardins lindos na cidade, China Town, alguns parques, fomos ao famoso píer, que é cheio de restaurantes charmosos e barzinhos e conseguimos até ver a ponte móvel deles levantando para os barcos maiores passarem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E depois de um lindo por do sol para fechar Ilha Victoria, voltamos para o navio maravilhados e muito felizes com todas as experiencias pelo Alasca!

 

 

 

8ºdia- Back to Seattle

Agora era hora de voltar para Seattle e o Norwegian iria navegar por mais 24 horas até nosso destino final!

Como falei no começo do post, esticamos por mais 3 dias em Seattle antes do nosso retorno ao Brasil, em breve postarei mais dicas de lá!

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem alguma dúvida mandem perguntas por aqui! Até a próxima!