Por Wag Ovídio: o melhor de Portugal

O post de hoje está com um gostinho todo especial e já dá pra sentir o cheirinho dos pastéis de Belém, o sabor inconfundível dos bolinhos de bacalhau e ouvir o familiar sotaque dos portugueses. E quem vai falar sobre este destino imperdível é o Wagner, meu amigo baphonico que, morou um tempinho por lá!

Quem é o Wagner?

Um mineiro de 26 anos, que vive em São Paulo há 8, não gosta de pão de queijo, adora cultura nerd, viajar e bolo de fubá.

wag_post

 

A terrinha- Portugal

 

Sempre tive um certo preconceito em relação à Portugal. Não sei se é devido aos fatos históricos que aprendi quando mais novo na escola, ou pela língua oficial do país ser a “mesma” que a minha (o que, para mim, diminuía um pouco a mágica de se estar em outro país).

Mas hoje a história é outra: Portugal se revelou um lugar impressionante. A cada viagem, uma surpresa, seja pelas belezas naturais, festas populares, arquitetura, ou simplesmente pela felicidade de um povo hospitaleiro.

Posso dizer que sou apaixonado por esse pequeno país europeu e afirmar, com toda a certeza, que meu coração é português! Então aí vão as minhas dicas para aproveitar o melhor de Portugal!

 

1- Porto

  • Ribeira

Repleta de restaurantes, a Ribeira é o principal cartão postal do Porto. Lá é um ótimo lugar para caminhar, almoçar e conhecer as Caves, onde são armazenados os famosos Vinhos do Porto. É possível também fazer um passeio de barco pelo rio Douro até Foz.

 

porto_ribeira

A encantadora Ribeira

 

  • Jardim do Palácio de Cristal

Antes, um palácio de mármore, ferro e vidro. Hoje, um Pavilhão de Desportos. Mas o que impressiona mesmo é o belíssimo jardim que perdurou pelas mudanças, com muitas fontes, esculturas em arbustos, animais silvestres e mirantes para apreciar o entardecer da cidade. É um ótimo lugar para um piquenique ou uma tarde romântica.

  • Avenida dos Aliados

É passagem obrigatória para quem visita o Porto. A avenida abriga grandes hotéis, restaurantes, lojas e também é palco de diversas festividades, além de ficar no coração do Porto  – o que a torna um bom ponto de partida para quem deseja conhecer a cidade, pois permite fácil acesso à maioria dos outros pontos turísticos.

 

porto_avenida_jardim

Da esquerda para a direita: Avenida dos Aliados e o Jardim do Palácio de Cristal

 

  • Torre dos clérigos

Construída para ser a estrutura mais alta do Porto, a Torre dos Clérigos pode ser vista de praticamente toda a cidade. As visitações são abertas, mas é preciso folego para encarar as dezenas de degraus em uma passagem bastante estreita para chegar ao topo. Mas acredite: Vale a pena!

 

porto_clerigos

 

  • Mercado do Bolhão

O tradicionalíssimo mercado do bolhão carrega 100 anos de história e culinária típica a um preço super bacana. É um ótimo lugar para comer os famosos bolinhos de bacalhau.

  • Catedral São Francisco

Uma construção gótica imensa do século XV, forrada de cima a baixo com talha dourada e repleta de histórias (e túmulos) em seus corredores.

 

porto_mercado_catedral

De cima para baixo: Mercado Bolhão e Catedral São Francisco

 

2- Meu Brasil, ou melhor, Lisboa

Lisboa foi o lugar que mais me lembrou o Brasil (e onde consegui entender com mais facilidade o que as pessoas falavam)

 

  •  Torre de Belém

A imponente torre fica às margens do rio Tejo e foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal. Ali bem próximo à torre é onde são vendidos os mundialmente conhecidos pasteis de Belém.

  • Elevador de Santa Justa

Um elevador todo feito de metal e com um mirante em seu topo. É bem bonito, mas não recomendo para as pessoas que tenham medo de altura, pois quando um vento forte bate, a estrutura balança.

 

lisboa_torre_elevador

Da esquerda para direita: Elevador de Santa Justa e Torre de Belém

 

  • Mosteiro dos jerônimos

O mosteiro também foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal, e é classificado como patrimônio mundial pela UNESCO, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos do país.  É lá onde se encontra o túmulo de Vasco da Gama. Fica bem próximo à torre de Belém e em frente ao monumento do descobrimento.

 

lisboa_geronimos

 

  • Praça do Comércio

Conhecido também por Terreiro do Paço, é uma grande área aberta, na beira do rio Tejo, rodeada por prédios governamentais, restaurantes e pequenos bares. É uma das maiores praças da Europa.

  • Bairro alto

O famoso bairro de bares de Lisboa. Tem esse nome por ficar na parte alta da cidade. As noites lá são sempre animadas.

 

lisboa_praca_bairroalto

De cima para baixo: Praça do Comércio e Bairro Alto

 

3- Berlengas

Há mais ou menos uma hora de Lisboa, em Peniche, fica um dos lugares mais bonitos que já conheci:  o arquipélago de Berlengas. As ilhas são cercadas por aguas incrivelmente cristalinas – e, particularmente, achei bastante gelada-, o que dá um toque paradisíaco as ilhas.

Lá existem apenas algumas casinhas, um pequeno restaurante, um forte/museu, um farol e MUITAS gaivotas.

O ideal é passar o dia lá, curtindo a praia e a caminhada pela ilha grande até o forte. O caminho é cheio de vistas incríveis.

#dicabapho:

  • Para os amantes de mergulho, há a possibilidade de alugar equipamentos e mergulhar ao redor do forte.
  • Para ir à ilha, basta chegar ao cais de Peniche e comprar o passeio que custa por volta de 25 euros.  A viagem leva cerca de 20 min

berlengas

 

4- Sintra, obrigatório

Definitivamente um lugar de visita obrigatória.

Sintra possui diversos palácios e castelos imponentes nos topos dos montes como os famosos Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, escavações de antigas igrejas, jardins com esculturas em pedras, trilhas cheias de surpresas e belas vistas.

Para chegar aos monumentos que ficam no topo, existem vans que fazem o transporte. Eu recomendo o trajeto caminhando, pois é no percurso que estão as escavações, mirantes e jardins.

 

sintra

 

5- Ahhhhh, Algarve

Se você faz o tipo baladeiro, gosta de festas incríveis, pessoas bonitas e animadas, este é o lugar certo para você.  Mas se você prefere algo mais calmo, belas praias, uma culinária típica, também vai adorar o lugar. Posso dizer que o Algarve é um lugar que agrada a gregos e troianos.

Lugares como Sagres, Lagos, Faro e Albufeira proporcionam uma experiência única seja de dia ou de noite.

De dia podemos encontrar os mais típicos restaurantes portugueses, dar uma volta de barco, mergulhar em praias que lembram Fernando de Noronha.

De noite, festas e baladas lotam as ruas de turistas de todos os lugares do mundo. E tudo com um clima muito amistoso.

 

algarve

 

6- Mergulhando na cultura portuguesa

As Festas Populares são muito comuns em todo o país. As duas maiores são a Queima das Fitas e a dos Santos populares. Ambas acontecem uma vez por ano em datas diferentes de acordo com a cidade.

  • Queima das fitas

Ocorre em maio, que é o período que sinaliza o final do ano letivo e antecede os exames finais. É uma comemoração bastante curiosa, que dura uma semana e acontece em uma área aberta chamada de “Queimódromo”, com exceção do cortejo. O Cortejo, onde os alunos de cada curso da faculdade desfilam em carros alegóricos feitos por eles mesmos, acontece pelas ruas da cidade e precede a cerimônia de encerramento da vida universitária do cidadão, onde é feito o juramente e as fitas (com felicitações escritas por pessoas importantes para o formando) são queimadas – Daí o nome “queima das fitas”. Durante o cortejo os finalistas, que possuem cada um uma bengala e uma cartola, emprestam suas bengalas para amigos e familiares darem bengaladas na cartola, desejando sucesso e felicidade.

  •  Festa dos santos populares

São muito famosas em todo o país. Tive a oportunidade de estar presente na festa dos padroeiros do Porto e de Lisboa. É uma sensação única, uma energia incrível. Os fogos de artifícios são dignos de uma virada de ano.

No Porto (24 de junho) todos vão para a ribeira para presenciar a queima dos fogos para o dia de São João. Lanternas flutuam por todo o céu (parece coisa de filme) e as pessoas batem com um martelinho (de brinquedo, obviamente) na cabeça das outras pessoas desejando coisas boas. E Shows acontecem em toda a cidade, assim como barraquinhas de comidas típicas.

Em Lisboa (13 de junho) não é diferente: a cidade toda para. As festividades do dia de Santo Antônio tem a celebração de vários casamentos em conjunto nas ruas da cidade.

  • Uma casa portuguesa com certeza

Existe também um jantar bastante curioso, onde se come de “trás para frente”. Vou explicar melhor:  o finalista coloca sua vestimenta na mesa (no caso do Porto, uma capa preta – cada cidade possui uma vestimenta diferente) e primeiramente é servido o café, depois a sobremesa, o prato principal e por fim, a entrada. Como se já não fosse curioso suficiente, tudo o que sobra do jantar é virado na mesa, em cima da capa! E o que me deixou mais intrigado ainda: os restaurantes aceitam esse ritual numa boa e o finalista NÃO pode lavar a capa para a cerimônia de encerramento da queima das fitas no dia seguinte!

Enfim, é uma comemoração muito bacana que, se tiver oportunidade, vale apena acompanhar e participar.

 

queima_fitas

Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima!