Por Cris Andrighetti: Fernando de Noronha

Oi Gente! Hoje teremos dicas especiais de Noronha da minha xará, linda loira e magra (rs), Cris Andrighetti. Ela já foi para Noronha milhares de vezes e conhece aquela ilha como ninguém!

Quando eu a convidei para escrever sobre esta trip, ela simplesmente “pegou a mala, fechou os olhos e embarcou!” Bora ir com ela?

Quem é a Cris:

Sou uma gaúcha “que fala você”, mas ainda tomo chimarrão! Moro em São Paulo há 10 anos, amo comida saudável e sou apaixonada por esportes, dê preferência os que fazem suar pra valer!!!

 

12522973_10203930741907328_1603039814156648447_n

 

E vamos para Noronha?

Ahhhh Noronha, só de pensar fico arrepiada e me teletransporto! Então, vou escrever ‘’daqui’’, sentada na areia da Baía do Sancho…

Quando falo de Noronha para alguns amigos, que também já vieram para cá, sempre dizem que sou exagerada! Ok, confesso que sou, mas quando se trata “daqui” falo mesmo é com a alma, sem exageros.

Sabe aquele lugar que você vai e só de andar saem lágrimas dos olhos de tanta emoção?! É isso que acontece comigo quando chego ‘’aqui’’. Bom, mas vamos às dicas, senão já vou começar a chorar, rsrs!

 

1- Reveillon

Todo mundo fala que Noronha é de um jeito no Réveillon e completamente diferente depois. Há quem diga que é muito melhor depois da festança, pois realmente a Ilha fica muito cheia na virada do ano, tudo fica mais caro, mas mesmo assim, vou começar falando da festa de Ano Novo, pois é sensacional!

A festa, que acontece na Pousada Zé Maria, é bem badalada, cheia de celebs, comes e bebes, até rimou, rs! A comida, a bebida e a música são TOP, mas, claro, que tudo isso tem um preço, e não é “de banana”! Mas como eu costumo dizer, ir para Noronha no Réveillon e querer economizar é como ir a uma festa infantil de dieta.

Confesso que esta festa de Ano Novo foi a única que me propus a ir, pois a vibe de Noronha é demais e, além da festa, venho muito mais para curtir a natureza, o sol, o mar, fazer trilhas e, claro, comer bem, pois ‘’aqui’’ boa comida é o que não falta!

 

baia_do_sancho_e_falesia

 

2- Restaurantes

O Arquipélago tem ótimos restaurantes com pratos típicos e bons drinks. Não deixe de provar:

  • A moqueca do Varanda, as delícias do Corveta, o Pico Noronha, hummm tem um ceviche sensacional e um açaí mara, além da lojinha anexa que vende uma coisa mais linda que a outra!
  • E o pastel de bacalhau do Cacimba Bistrô?! Seria desaforo para si mesmo não provar, é dos deuses!
  • E tem ainda o restaurante Du Mar, muito bom para um almoço, porque o lugar tem tudo a ver com o sol.
  • Para fechar o circuito gastronômico, você não pode deixar de ir no Festival do Zé Maria e, certamente, vai cometer o pecado da gula. Aliás não se preocupe com regime, porque você vai andar muito, subir ladeiras, descer ruelas, então, se joga, bora experimentar tudo!!!

 

3- Como se locomover em Noronha

Para se locomover, você pode alugar um buggie ou bike, mas ainda tem a opção do taxi e do ônibus, que são ótimos, porque os lugares nem são tão longe assim.

 

4- Night

Se você quiser curtir a noite, rola um forró legal ao lado da igreja e, ainda na Vila dos Remédios, tem o Bar do Cachorro e o Pipe Café.

Vocês devem estar se perguntando…. “O que essa Guria escreve tanto e até agora nem falou das praias….” Bah, deixei para depois de propósito, porque quero escrever de um jeito que você vai se sentir ‘’aqui’’! 🙂

 

5- Praias

  • Acorde bem cedinho e vá até a Praia do Cachorro, você vai passar pelo Centrinho Histórico da Vila dos Remédios, que é um charme! Ainda nesta praia, dê um mergulho no Buraco do Galego, uma piscina natural nas pedras, de frente para o mar, sensacional, mas precisa ser bem cedo, para pegar a maré baixa.
  • Depois, vá para a Praia do Meio, para continuar babando e se a maré estiver baixa, você poderá ir caminhando até a Praia da Conceição. Garanto que irá se sentir pequeno perto da grandeza da pedra que tem ali, é o Pico, aquela pedra com cara de Carranca.
    #dicabapho: aqui tem umas duas ou três opções para comer, nada sofisticado, mas bem gostoso e no final da tarde rola uma festinha sunset. Ah, na Praia do Meio tem o Bar do Meio, onde o pôr-do- sol é de arrepiar!!
  • Cacimba do Padre é dona do visual mais charmoso da ilha! Você vai se sentir num cartão postal, a vista é para as Ilhas Dois Irmãos e aqui a galera da parafina se instala, porque rola altas ondas, de dezembro a abril.

 

noronha_ilha_2_irmaos

 

  • Quando conhecer tudo e quiser repetir a praia, venha na Cacimba. Do ladinho da Cacimba, tem a Baía dos Porcos, que fica de frente para as Ilhas Dois Irmãos. A faixa de areia é pequena, é cheia de pedras vulcânicas e tem uma falésia de 30 metros, onde lá de cima você fica face to face com o cartão postal da Ilha!
  • Se for mergulhar, venha para a Praia do Sueste! Você vai sentir inveja até das pedras e não precisa de muita sorte para ver tubarão! É muito importante respeitar tudo e não vai me inventar de fazer self com o Tuba, porque ele não gosta!!! Ah, e não precisa ser profissa, vai de snorkel mesmo para apreciar melhor este momento mágico. Importante: Nunca vá sozinho! Contrate um guia autorizado, assim, além da segurança, enquanto você aproveita o mergulho ele poderá fazer suas fotos.

 

mergulho_no_sueste

 

  • Ainda tem a Praia do Leão, que é sensacional, tem uma pedra gigante, que parece um Leão Marinho surgindo no meio do mar, a Ilha do Leão, simplesmente lindaaaaa! Esta praia tem uma faixa de areia mais larga e a água é  cor de esmeralda! Ah Noronha…..
  • Bom, e de volta à Baía do Sancho, onde ‘’estou sentadinha, escrevendo pra vocês….”
    Esta praia foi eleita pelo Trip Advisor uma das mais lindas do mundo e tenho certeza de que, quem chegar aqui, vai concordar com este título!  ‘’Meu Deus, que lugar é esse??!!” As águas daqui são de causar inveja ao mar do Caribe, não apenas pela cor e transparência, mas pela temperatura também.
    O acesso é por um longo deck ou de barco. Se você vier caminhando, antes de descer à praia, vá até o mirante, que fica na falésia de 30m, e é ali que você abrirá os braços para ficar cara a cara com as Ilhas Dois Irmãos, aqueles morros que você já viu de vários ângulos, mas que certamente sentirá borboletas no estômago ao ver daqui! Depois de perder o ar com o visual, trate de se recuperar, porque terá que descer uma super escada, mais uma escadinha tipo essas de piscina, instalada no meio de uma rocha e, por último, mais uma para aí sim chegar na areia. Mas não se preocupe, aqui, qualquer esforço é pouco diante de tanta beleza. Ah, e se quiser mergulhar por aqui, é incrível.

 

deck_sancho

 

6- Trilhas

Se  tiver tempo, contrate um guia e faça uma das trilhas! Se curtir muito, faça todas! Pode ser a trilha Capim Açu, Atalaia Curta ou Atalaia Longa. Assim, poderá conhecer a Ilha inteira e ver muito mais.

Eu fiz a Capim Açu e Atalaia Curta, foi sensacional, me surpreendi a cada instante, conheci piscinas naturais, árvores e aves de diferentes espécies, vi as paisagens de vários ângulos, além do que o guia conta a histórias Noronha.

 

7- E ainda tem…
A Praia do Americano, Atalaia, Bode, Quixabinha e Boldró, nesta última tem um mirante para apreciar o pôr-do-sol, é o Mirante do Boldró.

 

8- Mais, mais, mais!
E se foi picado pela Ilha como eu, não deixe de passar na Baía dos Golfinhos, no Buraco da Raquel, que fica bem na frente do Museu do Tubarão, O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, a Caverna do Capitão Kid, o Palácio São Miguel, a Capelinha de São Pedro e o Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Ufa! Tem coisa pra conhecer viu!

 

9- O que precisa ter na mala

Tênis, repelente, protetor solar, roupa leve de manga longa, anti-alérgico, boné e seu kit farmácia, porque aqui não tem hospital.

10- Hospedagem

Noronha oferece várias opções de hospedagem, das pousadas mais “top” às mais “simplinhas”, que mesmo estas, são charmosas e com a cara de Noronha. Aliás, com tanta coisa linda para se ver, ninguém vai ficar na pousada, o importante é uma boa cama, um bom chuveiro e um cafezinho gostoso, não é?!

Vou sugerir alguns lugares categorizados por preço e aí você decide qual linha seguir! 🙂

Noronha como ela é $: Casa de Mirtes, Pousada do Romildo, Pousada Tio João, Pousada Alamoa.

Noronha Tô Chique $$: Pousada Mar Aberto, Pousada da Morena, Pousada Filó, Pousada da Jô, Pousada Colina, Pousada Del Mares, Pousada Fortaleza, Pousada Atobá Noronha, Pousada Da Villa, Pousada Topázio, Pousada Verdes Mares.

Noronha Ostentação $$$: Pousada Maravilha, Pousada Zé Maria, Pousada Maria Bonita (esta acabou de inaugurar, é do Gagliasso), Pousada Mar Atlântico, Pousada Teju, Pousada da Praia.

Claro que Noronha oferece mais que isso, mas com estas dicas, tenho certeza que você poderá visitar Noronha de um jeito muito especial!

Para fechar, uma dica baphônica!

Não retire nada da natureza da ilha, nem mesmo uma pedrinha, pois você terá que devolvê-la no aeroporto, imagina o mico…. Vi algumas pessoas no raio X do aeroporto tendo que devolver….e vamos combinar que não é nada educado!
Espero que tenham gostado, vejo vocês em Noronha!!! 🙂

 

pico